Testículos
O sistema reprodutor masculino é responsável pela produção, nutrição e armazenamento dos gametas masculinos e pela síntese e secreção de andrógenos. O testículo, órgão localizado no saco escrotal, é envolvido por uma túnica de tecido conjuntivo denso denominado túnica albugínea. Cada lóbulo testicular é ocupado por túbulos seminíferos, que são responsáveis pela produção de espermatozoides. A sua parede epitelial é formada por dois tipos celulares: Células da linhagem espermatogênica e células de Sertoli.
As células da linhagem espermatogênica (espermatogônia, espermatócito, espermátide e espermatozoide), são arredondadas, com núcleo esférico localizando-se próximo à lâmina basal. Dispondo-se em cerca de 4 à 8 camadas, são as responsáveis diretas pelo processo de espermatogênese.
As células de Sertoli são piramidais, com a sua superfície basal aderida à lâmina basal dos túbulos e suas extremidades apicais no lúmen dos túbulos. O seu núcleo situa-se na base, sendo eles de formato vesiculares e claros, com um nucléolo bem evidente. Elas são responsáveis por garantir suporte, proteção e suprimento nutricional dos espermatozoides em desenvolvimento.
O tecido intersticial é responsável pela nutrição das células dos túbulos seminíferos, transportastes de hormônios e produção de andrógenos. Contém as células de Leydig, que são as produtoras de esteroides, formando a testosterona, hormônio masculino responsável pelo desenvolvimento das características sexuais masculinas.
![]() |
Testículos. Coloração H&E. Fonte: https://mol.icb.usp.br/index.php/21-2-aparelho-reprodutor-masculino/ |
![]() |
Testículo. Coloração H&E. Fonte: https://mol.icb.usp.br/index.php/21-4-aparelho-reprodutor-masculino/ |
Epidídimo
É um tubo enovelado chamado ducto epididímário, dividido em: cabeça, corpo e cauda. A cabeça e corpo é responsável por fazer a maturação espermática. A cauda armazena os espermatózoides até acontecer a ejaculção para a liberação desses espermatozoides.
O epitélio do ducto epididimário é do tipo pseudo-estratificado com a presença de estereocílios (estrutura com a finalidade de auxuliar a movimentação dos espermatozoides).
Abaixo do epitélio há o tecido conjuntivo frouxo. Há a presença de fibras musculares lisas responsáveiis pela contração, que ajuda a conduzir os espermatozóides à região da cauda.
DUCTO DEFERENTE
O ducto deferente apresenta revestimento de epitélio pseudo-estratificado cilíndrico com estereocílios, com uma lâmina própria de tecido de sustentação conjuntivo frouxo e camadas de músculo liso. Este órgão tem como função transportar espermatozóides da cauda do epidídimo para a uretra. É revestido externamente por uma túnica denominada adventícia, composta por tecido conjuntivo e mais internamente há a túnica muscular.
![]() |
Ducto deferente. Coloração H&E. Fonte: https://wp.ufpel.edu.br/historep/fotos-laminario/fotos-de-sistemas/imagens-sistema-genital-masculino/ducto-deferente-1-1/ |
Rins
Os rins são órgãos emparelhados do sistema urinário. A sua função é filtrar o sangue e produzir urina. Cada rim consiste de um córtex e uma medula. Os néfrons são as principais unidades funcionais do rim, responsáveis pela remoção de resíduos metabólicos e excesso de água do sangue.
![]() |
Rim. Coloração H&E. Fonte: https://histologia.icb.ufg.br/urina.html#_ |
![]() |
Região cortical do rim. Coloração H&E. Fonte: https://www.unifal-mg.edu.br/histologiainterativa/rim/ |
![]() |
Corte histológico do ureter Fonte: https://pt.slideshare.net/fabifrotavet/histologia-do-sistema-urinrio |
Nenhum comentário:
Postar um comentário