Junções intercelulares
As junções intercelulares é o que mantém as células unidas, elas podem ter a função de vedação e impermeabilidade, impedindo que substâncias indesejadas atravessem o tecido, essas são as chamadas Junções de oclusão. Já as junções aderente e desmossomo possuem a função de adesão, que é o que realmente une essas células e as junções GAP ou junções comunicantes que tem como função fazer a comunicação entre as células vizinhas.
Epitélio simples cúbico
O epitélio cúbico simples apresenta uma única camada de células que apresentam altura e largura semelhantes (parecem quadradas). Os núcleos celulares, normalmente, são esféricos.
Esse tecido apresenta funções excretoras, secretoras, além de absorventes, e é encontrado no revestimento externo do ovário, nos túbulos renais, nos ductos secretores (das glândulas salivares e do pâncreas) e nos folículos tireoidianos.
![]() |
Lâmina de RIM; Coloração H&E |
Epitélio simples pavimentoso
O epitélio simples pavimentoso é caracterizado pela presença de células achatadas com núcleos salientes e centrais, apresentam uma única camada e permitem a passagem de substâncias. São encontrados em locais que não requerem tanto da proteção mecânica. Possuem como função principal o transporte ativo de pinocitose; secreção (endotélio), além disso facilita a movimentação das vísceras (mesotélio). Alguns locais que predominam essa estrutura são: alça de Henle, alvéolos pulmonares, revestimento dos vasos sanguíneos (endotélio), membranas serosas (mesotélio): pleura, peritônio e pericárdio.
Epitélio simples prismático
Também chamado de epitélio simples cilíndrico, é composto por apenas uma camada de células altas com núcleos elípticos e alongados. Como no intestino delgado.
![]() |
Lâmina de INTESTINO DELGADO (JEJUNO); coloração H&E |
Epitélio estratificado cúbico
O epitélio estratificado cúbico e o epitélio estratificado colunar são geralmente regiões de transição entre o epitélio simples cúbico ou colunar e o epitélio estratificado pavimentoso. Eles são mais adequados para resistir a desgastes do que os epitélios simples. O epitélio estratificado cúbico é encontrado em curtos trechos de ductos excretores das glândulas, por exemplo no ducto secretor da glândula sudorípara.
![]() |
Lâmina de GLÂNDULA SUDORÍPARA MERÓCRINA |
Epitélio estratificado pavimentoso não queratinizado
No epitélio estratificado pavimentoso, as células variam na sua forma conforme a sua localização. A camada basal possui um grande número de células, resultante da divisão mitótica, o que faz com que as pressões nas superfícies laterais sejam maiores e as células sejam colunares. Quando as células vão para as camadas superiores, as pressões são igualmente exercidas sobre elas, e a forma é poliédrica. Por estarem afastadas da fonte de nutrição, que consiste nos vasos sanguíneos do tecido conjuntivo subjacente, as células das camadas superficiais são achatadas e relativamente inertes do ponto de vista metabólico.
![]() |
Lâmina de ESÔFAGO; coloração H&E |
Epitélio estratificado pavimentoso queratinizado
O Epitélio estratificado pavimentoso em regiões abrasivas, de maior contato mecânico, possui uma camada de queratina, com função de trazer uma maior proteção para essas áreas mais expostas. Sendo assim o Epitélio passa a ser classificado como Epitélio estratificado pavimentoso queratinizado.
![]() |
Epiderme. Coloração: H&E |
Fontes:
JUNQUEIRA, L. C; CARNEIRO, J. Histologia Básica: texto e atlas. 12.ed. Rio de Janeiro - Guanabara Koogan, 2013.
https://www.odontologistas.com.br/odontologistas/histologia-basica/ http://www.uel.br/ccb/histologia/portal/pages/arquivos/Atlas%20Digital%20de%20Histologia%20Basica.pdf https://editora.pucrs.br/edipucrs/acessolivre/livros/atlas-de-histologia/tecido-epitelial-simples.html https://slideplayer.com.br/slide/294321/ https://editora.pucrs.br/edipucrs/acessolivre/livros/atlas-de-histologia/tecido-epitelial-simples.html https://editora.pucrs.br/edipucrs/acessolivre/livros/atlas-de-histologia/tecido-epitelial-estratificado.html https://www.blogdovestibular.com/questoes/questao-comentada-pism-tecidos-revestimento.html https://mol.icb.usp.br/index.php/2-23-tecido-epitelial-de-revestimento-2/
Nenhum comentário:
Postar um comentário