terça-feira, 2 de novembro de 2021

Sistema Respiratório

 Traquéia

A traquéia é uma continuação da laringe, em forma de tubo que termina na bifurcação nos dois brônquios, responsável por conduzir a via de passagem de ar.

A traqueia é constituída por quatro camadas: mucosa, submucosa, cartilagem hialina e adventícia.

A mucosa é revestida internamente por um epitélio respiratório, do tipo pseudoestratificado cilíndrico ciliado com presença de células caliciformes, que estão apoiada sob uma lâmina própria de tecido conjuntivo.

Submucosa de tecido conjuntivo frouxo se caracteriza por possuir glândulas que secretam substâncias mucosas e serosas que revestem a superfície ciliada do epitélio. As substâncias dessas glândulas, junto com as células caliciformes, possibilitam o movimento dos cílios na ação de expelir partículas estranhas, para fora do trato respiratório. Logo após, há a cartilagem hialina, que possuem o formato das letras de C ou U.

A adventícia é o revestimento mais externo da traqueia, de tecido conjuntivo denso.

Lâmina da traqueia Coloração H&E.
Fonte: http://anatpat.unicamp.br/lamneo2a.html#lamesc

Lâmina de traquéia. Coloração H&E.
Fonte: https://histologia.icb.ufg.br/respi.html#_

Brônquios 

Os brônquios apresentam estrutura semelhante à da traqueia. Cada brônquio principal ou de primeira ordem dá origem aos brônquios lobares, ou de segunda ordem. Estes, por sua vez, dividem-se em bronquíolos, que sofrem ainda divisões até terminarem nos alvéolos pulmonares. Assim, cada brônquio principal dá origem no pulmão a uma série de ramificações, sendo este conjunto conhecido como árvore brônquica.

Lâmina de brônquio. Coloração H&E.
Fonte: http://histoufrj.blogspot.com/p/sistema-respiratorio.html

Lâmina de brônquio. Coloração H&E.

E: Epitélio pseudoestratificado ciliado com células caliciformes. sustentado por um tecido conjuntivo frouxo, constituindo a mucosa bronquial, a qual se apresenta pregueada.
C: Cartilagem hialina, encontra-se fragmentada em placas.
m: Músculo liso, se dispõe como uma camada descontínua, entre a mucosa e a submucosa.
g: A porção secretora de glândulas serosas, é observada na submucosa. E a seta representa o ducto excretor.
A: Alvéolos.
Ad: Camada adventícia.

Brônquiolos 

Os bronquíolos têm origem em brônquios, ramificam-se por diversas gerações e finalmente assumem a forma de bronquíolos terminais. Sua camada mucosa de tecido epitelial que varia de cilíndrico simples ciliado com algumas células caliciformes a cúbico simples ciliado ou não. Apresenta lâmina própria de tecido conjuntivo frouxo. Músculo liso em espiral. Não apresenta glândulas e nem cartilagem. 

Corte de um pulmão. Coloração H&E
Fonte: 
https://wp.ufpel.edu.br/historep/files/2018/08/RESUMO-SISTEMA-RESPIRAT%C3%93RIO-1.pdf


Corte de pulmão. Coloração Azul de Toluidina.

Alvéolos

Os alvéolos pulmonares fazem parte do processo de respiração. Cada pulmão apresenta em média 200 milhões dessas estruturas pequenas que se enchem de ar. São neles que ocorre as trocas gasosas entre o ambiente e o organismo. Esse processo químico provém das membranas muito finas que revestem e abrigam inúmeros vasos sanguíneos bem finos, os capilares.

Figura esquemática dos alvéolos.

Lâmina de alvéolos.


Nenhum comentário:

Postar um comentário