quarta-feira, 11 de agosto de 2021

Tecido Muscular

Músculo Estriado Esquelético 

O músculo estriado esquelético é aquele que está aderido ao esqueleto animal. É um tecido especializado na contração muscular. Além disso é um músculo voluntário, ou seja, o animal tem controle sobre as suas contrações. É constituído por fibras longas com formato cilíndrico. As fibras musculares ou miócitos são multinucleados, isso é, apresentam mais de um núcleo por célula, posicionando-se mais perifericamente da fibra.

Corte transversal e longitudinal do músculo estriado esquelético. Coloração H&E.
Fonte: JUNQUEIRA, L.C; CARNEIRO, J. Histologia básica: texto e atlas. 12.ed. Rio de Janeiro: Editora Guanabara Koogan, 2013. P. 181. 

Músculo Estriado Cardíaco

Esse tipo de musculatura está presente apenas no coração. Diferentemente da musculatura estriada esquelética, o coração possui contração involuntária e ritmada. Possuem estrias muito semelhante à da musculatura esquelética. Apresentam entre as fibras musculares discos intercalares que auxiliam na comunicação, através de estruturas chamadas junções gap, essas estruturas propagam o impulso elétrico fazendo com que as células contariam ao mesmo tempo. Os discos intercalares também apresentam a capacidade de unir uma fibra a outra através de estruturas denominadas desmossomos. Quanto ao núcleo, as células cardíacas são classificadas como mononucleadas, apresentam apenas um núcleo por célula, e seu posicionamento é central. 

Corte histológico da musculatura estriada cardíaca. Coloração H&E.
Fonte: https://cesad.ufs.br/ORBI/public/uploadCatalago/10341628032012Histologia_Basica _Aula_7.pdf


Coração de cobaia. Coloração H&E.
Fonte: http://www.lapa.ufscar.br/graduacao/Pratica%207-Muscular.pdf

Fotografia da musculatura cardíaca.
Fonte: JUNQUEIRA, L.C; CARNEIRO, J. Histologia básica: texto e atlas. 12.ed. Rio de Janeiro: Editora Guanabara Koogan, 2013. P. 193.

Organização Muscular

O tecido conjuntivo garante que as fibras musculares permaneçam unidas, fazendo com que a contração de cada fibra atue sobre o todo o músculo. Possuindo alta vascularização e inervação, o tecido conjuntivo é o responsável também por levar nutrientes e oxigenar a musculatura devido à alta demanda de oxigênio necessária para a atividade de contração. Existem três níveis de organização das fibras musculares, são elas:

ENDOMÍSIO
É uma camada microscópica de tecido conjuntivo, formado por fibras reticulares que recobre individualmente cada fibra muscular. Ele ancora as fibras musculares entre si, além de conter os capilares sanguíneos e axônios.

PERIMÍSIO
É a camada de tecido conjuntivo irregular denso que recobre grupos de fibras musculares que são os feixes ou fascículos musculares. Leva vasos sanguíneos, linfáticos e nervos.

EPIMISÍO
É a camada de tecido conjuntivo irregular denso que recobre todo o músculo, ou seja, a camada mais externa dele.

Corte transversal de um músculo estriado esquelético. Coloração picrosiriushematoxilina.
Fonte:https://edisciplinas.usp.br/pluginfile.php/3528917/mod_resource/content/0/aula%205%20tec%20musculares%202017.pdf

Corte transversal de um músculo esquelético. Coloração por tricrômico de Masson.
Fonte: https://mol.icb.usp.br/index.php/8-6-tecido-muscular/


Nenhum comentário:

Postar um comentário