O tecido sanguíneo, é formado no tecido hemocitopoético (medula óssea vermelha) ele está localizado no interior de alguns ossos, como os localizados na região pélvica, esterno, clavícula e costelas. As funções do tecido sanguíneo incluem o transporte de hormônios até seu local de atuação; transporte de gás oxigênio e nutrientes às células; captura de gás carbônico e excreções celulares; e defesa a agentes estranhos.
Possuem dois tipos de células principais:
HEMÁCIAS
São também chamadas de glóbulos vermelhos, ou eritrócitos. Tais estruturas de forma discoide, e achatadas no centro, apresentam núcleo – exceto no caso dos mamíferos. Elas possuem em seu interior moléculas de uma proteína chamada hemoglobina, que é a responsável pela coloração vermelha do sangue, e também pela captura de oxigênio nos pulmões, transportando-o para as células do corpo. Quanto ao gás carbônico, menos de 25% dele se une à hemoglobina, e o restante é transportado pelo plasma.
LEUCÓCITOS
Também chamados de glóbulos brancos, são células de formato circular, dotadas de núcleo. Desempenham funções de acordo com o tipo celular, embora a função de defesa seja a principal. Correspondem a pouco mais de 1% do volume total sanguíneo.
Leucócitos podem ser granulosos ou agranulosos, de acordo com a presença ou não de grânulos em seu citoplasma, ao ser visualizado ao microscópio.
Fonte: https://www.biologianet.com/histologia-animal/tecido-sanguineo.htm#:~:text=O%20tecido%20sanguíneo%20está%20localizado,e%20plaquetas%20são%20células%20sanguíneas.&text=O%20sangue%2C%20ou%20tecido%20sanguíneo%2C%20é%20formado%20no%20tecido%20hemocitopoético.
Nenhum comentário:
Postar um comentário