terça-feira, 19 de outubro de 2021

Sistema Cardiovascular

É composto pelos vasos sanguíneos e tem como órgão principal o coração. A principal função desse sistema é, através do bombeamento do coração, transportar sangue por todo o corpo para garantir que todas as células recebam nutrientes e oxigênio

Parede dos vasos sanguíneos 

Os vasos sanguíneos são tubos que percorrem todo o corpo carregando sangue; podem ser veias, carregando sangue venoso pobre em oxigênio, ou artérias, carregando sangue arterial rico em oxigênio. As paredes desses vasos são divididas em algumas camadas.

A túnica íntima é a camada mais interna, formada pelo endotélio que é o epitélio pavimentoso simples, juntamente com uma lâmina própria denominada de subendotélio.

A túnica média é a camada mais espessa, composta por musculatura lisa (tanto em veia, quanto em artéria) e por lâminas elásticas posicionadas de forma concêntrica (em artérias).

A túnica adventícia é a camada externa sendo composta principalmente por fibras colágenas, mas pode haver a presença de fibras elásticas e células musculares lisas.

Artéria elástica. Corada por Rosenfeld.
Fonte: https://www.unifal-mg.edu.br/histologiainterativa/arteria-degrande-calibre/ 


Artéria elástica. Corada por Rosenfeld.
Fonte: https://www.unifal-mg.edu.br/histologiainterativa/arteria-degrande-calibre/

Arteríola, Vênula e Capilar Linfático

As artérias se ramificam em arteríolas que se conectam com vasos sanguíneos ainda menores denominados capilares. Pelas paredes finas dos capilares, oxigênio e nutrientes passam do sangue para os tecidos e resíduos passam dos tecidos para o sangue. Dos capilares, o sangue passa pelas vênulas, depois pelas veias e retorna ao coração.

Arteríola capilar e vênula. Coloração H&E.
Fonte: https://histologiaufpa.blogspot.com/p/blog-page.html?m=1 


Capilar linfático: A função do sistema linfático, além de produzir células de defesa, é drenar, através dos seus capilares, o excesso de líquido que sai do sangue e banha as células (linfa), filtrando-o e encaminhando-o para a circulação sanguínea.

 
Capilar linfático. Coloração H&E.
Fonte: https://www.passeidireto.com/arquivo/50938345/vasocapilar-linfatico

Válvulas ou Valvas 

Algumas veias e vasos linfáticos possuem um sistema de válvulas. Elas servem para regular a passagem de sangue ou linfa e impedir que esse sangue ou essa linfa acabe voltando (refluxo), isso acontece porque a pressão desses vasos é muito baixa quando se compara com as artérias, logo é necessário um mecanismo para impedir o refluxo desses fluidos.

Desenho esquemático do funcionamento das válvulas.
Fonte: https://www.msdmanuals.com/pt/casa/distúrbios-do-coraçãoe-dos-vasos-sanguíneos/distúrbios-venosos/considerações-geraissobre-o-sistema-venoso


Válvulas de vaso linfático. Coloração: H&E.
Fonte: https://mol.icb.usp.br/index.php/11-25-sistema-circulatorio/

Desenho esquemático das válvulas do coração.
Fonte: https://aztecsuprimentos.wixsite.com/cardiovet/ecodopplercardiograma




terça-feira, 12 de outubro de 2021

Sistema Tegumentar

 A pele é o maior órgão do corpo e é constituída pela epiderme (epitélio estratificado pavimentoso queratinizado) e pela derme (tecido conjuntivo). Subjacente, unindo-a aos órgãos, há a hipoderme (ou fáscia subcutânea), de tecido conjuntivo frouxo e adiposo. Em relação a anatomia da pele ela pode ser classificada como pele grossa (com várias camadas de células e camada de queratina mais desenvolvida) ou pele delgada (menos camadas de células e a camada de queratina menor).

Epiderme

A epiderme é classificada como epitélio estratificado pavimentoso queratinizado e é formada por diferentes camadas de células: camada córnea, camada lúcida, camada granulosa, camada espinhosa e camada basal.

Fotomicrografia do corte da pele grossa. Coloração pícro-siriushematoxilina
Fonte: JUNQUEIRA, J. L.; CARNEIRO, J. Histologia básica: texto e atlas. 12ª ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2013.

Fotomicrografia do corte da pele delgada. Coloração com H&E
Fonte: JUNQUEIRA, J. L.; CARNEIRO, J. Histologia básica: texto e atlas. 12ª ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2013.

Corte histológico da pele. Coloração H&E.
Fonte: http://dermatopatologia.com/histologia/

Derme

Derme é de tecido conjuntivo localizada abaixo da epiderme. Ela é formada por duas camadas, a papilar que se encontra logo abaixo da epiderme e a camada reticular que é a mais profunda.
A camada papilar é a mais fina, constituída por tecido conjuntivo frouxo, responsável por formar as papilas dérmicas. As papilas dérmicas são projeções da derme à epiderme, com a finalidade de aumentar a coesão e adesão entre essas duas camadas. A camada reticular é a mais espessa, constituída por tecido conjuntivo denso do tipo não modelado, isto é, as fibras colágenas se organizam de maneira desordenadas.

Camada Papilar. Coloração H&E. Notar as projeções da derme.
Fonte: htts://mol.icb.usp.br/index.php/15-4-pele/



Anexos da pele

A pele além das diversas camadas que a compõem também possui algumas estruturas que também fazem parte da sua composição e realizam algumas funções, essas estruturas são o folículo piloso composto de bainha conjuntiva e bainha epitelial que produz e envolve o pelo e este por sua vez é composto de 3 camadas a medula mais internamente, o córtex ao redor da medula e uma fina camada revestindo o córtex que é a cutícula, a glândula sebácea que produz o sebo lubrificando a pele, evitando o ressecamento dos pelos e impedindo perda de água excessiva e a glândula sudorípara que produz o suor que ajuda na regulação da temperatura.

Na imagem são identificadas no folículo piloso a bainha conjuntiva (Bc) e a bainha epitelial (Be). No pelo a medula (M) o córtex (C) e a cutícula (apontada pela seta).

Corte do folículo piloso. Coloração H&E.
Fonte: https://wp.ufpel.edu.br/histologiaguiapratico/files/2018/11/Histologia.Sistemas_peq.pdf

Na imagem aparecem as glândulas sudoríparas (Su) e sebáceas (Se).

Corte de glândulas da pele. Coloração H&E.
Fonte: https://wp.ufpel.edu.br/histologiaguiapratico/files/2018/11/Histologia.Sistemas_peq.pdf

Hipoderme

A hipoderme é uma camada de tecido conjuntivo frouxo e tecido adiposo que aumenta a mobilidade da pele, isola o corpo e age na absorção de impacto mecânico. Ela fica abaixo da derme, não faz parte da pele, mas é a fáscia superficial observada nas dissecções anatômicas macroscópicas. O arranjo frouxo de fibras de colágeno e fibras elásticas permite a flexibilidade e o livre movimento da pele sobre as estruturas subjacentes. A presença de tecido adiposo nessa camada pode formar pequenos aglomerados de células ou grandes massas que criam uma almofada ou coxim de gordura denominado panículo adiposo que o absorve o impacto mecânico de alguns animais.
Camadas da pele. Coloração: H&E.
Fonte: https://www.kenhub.com/pt/library/anatomia/sistema-tegumentar