segunda-feira, 28 de junho de 2021

Tecido Cartilaginoso

 O tecido cartilaginoso é um tecido conjuntivo avascular, formado por células denominadas condroblastos e os condrócitos que estão envolvidos por uma matriz extracelular abundante.

Cartilagem Hialina

A cartilagem hialina é uma forma avascular de tecido conjuntivo, composta de células denominadas condrócitos e de matriz extracelular de aparência homogênea e altamente especializada. A matriz da cartilagem hialina contém fibras colágenas do tipo II, glicosaminoglicanos (GAG), proteoglicanos e glicoproteínas multiadesivas.

Lâmina da TRAQUEIA. Coloração: H&E.
Fonte: https://editora.pucrs.br/edipucrs/acessolivre/livros/atlas-dehistologia/tecido-cartilaginoso.html



Lâmina da TRAQUEIA. Coloração: H&E.
Fonte: https://editora.pucrs.br/edipucrs/acessolivre/livros/atlas-dehistologia/tecido-cartilaginoso.html

domingo, 20 de junho de 2021

Tecido Adiposo

 O tecido adiposo é caracterizado por células adiposas, às quais denominamos de adipócitos, que armazenam muita gordura.O tecido adiposo apresenta as funções de isolante térmico, de proteção dos órgãos contra choques mecânicos e de reserva energética. Ele se divide em dois.

Tecido adiposo unilocular

O nome unilocular é pelo fato de que cada adipócito se encontra repleto de uma única e grande gotícula lipídica. A cor do tecido unilocular varia entre o branco e o amarelo-escuro, dependendo da dieta. Essa coloração deve-se principalmente ao acúmulo de caroteno dissolvidos nas gotículas de gordura.

As funções são de reserva energética, de isolante térmico e de proteção contra choques dos órgãos vitais.

Corte histológico de tecido adiposo. Coloração: H&E.
Fonte: https://www.unifal-mg.edu.br/histologiainterativa/tecido-adiposo/

Tecido Adiposo Multilocular

Também pode ser chamado tecido adiposo marrom, devido a sua cor característica, que ocorre devido a presença de maior vascularização e quantidade elevada de mitocôndrias presente em cada célula. Diferentemente do tecido unilocular que é distribuído por quase toda extensão do corpo e em diferentes tipos de animais, o tecido multilocular é maior encontrado em animais que hibernam e em neonatos, no entanto esse tecido é extremamente bem localizado, sendo somente encontrado em regiões específicas.

As células do tecido adiposo multilocular são menores quando comparadas às uniloculares, e sua maior diferença está relacionada quanto a distribuição de lipídios, que é feita em pequenas gotículas dentro da célula.

A função primordial do tecido adiposo multilocular é na geração de calor, característica muito importante aos animais que hibernam. Auxiliam também na termorregulação dos neonatos, que por possuírem tamanho pequeno, perdem calor com mais facilidade.

Cartilagem hialina. Coloração H&E
Fonte: https://mol.icb.usp.br/index.php/5-5-tecido-adiposo/

domingo, 13 de junho de 2021

Tecido Conjuntivo

Fibras colágenas

Possuem composição proteica, formada pela proteína colágeno tipo 1, que garante força, elasticidade e tensão. Encontradas em grande quantidade na pele, ossos, cartilagem, músculo liso e lâmina basal. É a proteína mais abundante dos organismos, abrangendo cerca de 30% do peso corporal. São sintetizadas principalmente por células denominadas fibroblastos. Possui diâmetro variável e organização variável também, podendo associar-se formando redes ou fibras de feixes paralelos.

Fibras elásticas 

São formadas por proteínas chamadas de elastina. Elas garantem elasticidade ao tecido conjuntivo. Encontradas principalmente no mesentério, na derme, artérias, pulmões e bexiga. Estruturas que comportam variados volumes e que necessitam de elasticidade para desempenhar sua função.

      Lâmina do MESENTÉRIO de um rato. Feixes vermelhos são as fibras colágenas, coradas por
     Picrosirius. Os feixes escuros são as fibras elásticas coradas por Orceína.

     Fonte: JUNQUEIRA, L.C; CARNEIRO, J. Histologia básica: texto e atlas. 12.ed. Rio de Janeiro:
     Editora Guanabara Koogan, 2013. 538 p.


Fibras reticulares

Formadas também por colágeno, porém do tipo 3. São intensamente finas e ramificadas formando uma rede sobre os órgãos. Elas formam uma estrutura de armação ou arcabouço para órgãos hematopoiéticos (medula óssea, linfonodos, baço e fígado).

Lâmina das fibras reticulares do LINFONODO. Coloração: Del Rio Hortega (DRH)
Fonte: https://www.ufrgs.br/livrodehisto/pdfs/3Conjunt.pdf

Fibroblastos e fibrócitos

Os fibroblastos são um dos tipos de células presente no tecido conjuntivo. Essas células originam-se localmente a partir de uma célula mesenquimal indiferenciada, e permanecem toda sua vida no tecido conjuntivo. Os fibroblastos são alongados ou estrelados, com longos prolongamentos, núcleo eucromático e um ou dois nucléolos proeminentes. Essa célula tem a função de secretar as fibras colágenas, elásticas, reticulares e a substância amorfa no para o tecido conjuntivo. E os “fibrócitos” são fibroblastos inativados (que exercem muito pouco sua função). Por consequência, os fibrócitos são menores, mais achatados, com o núcleo mais achatado e mais compactado.

 Lâmina de lesão periapical de DENTE. Coloração H&E. Fonte: https://editora.pucrs.br/edipucrs/acessolivre/livros/atlas-de-histologia/tecidoconjuntivo-propriamente-dito.html#fibroblasto

Lâmina de granuloma DENTAL. Coloração: H&E. Fonte: ANDRADE, de F. G.; et all. Atlas digital de histologia básica. 2ª ed. Londrina: UEL. 2018. 

Tecido conjuntivo frouxo

É um tecido bem vascularizado, responsável por preencher o espaço debaixo da pele. É muito comum entre as células musculares. Forma camadas entre os vasos sanguíneos e aparece nas papilas da derme, hipoderme e membranas serosas.

Tecido conjuntivo denso não modelado 

Constituindo a derme da pele, a bainha dos nervos e as cápsulas do baço, o tecido conjuntivo denso não modelado possui fibras entrelaçadas, formando uma rede de sustentação a trações de todas as direções.

Lâmina pele grossa: DERME PAPILAR E RETICULAR. Coloração H&E. Fonte: https://editora.pucrs.br/edipucrs/acessolivre/livros/atlas-de-histologia/tecidoconjuntivo-propriamente-dito.html#tecido-conjuntivo-frouxo-denso-n-modelado


Tecido conjuntivo denso modelado

Esse tecido é composto por fibras colágenas que se encontram dispostas em feixes com a mesma direção (paralelamente aos fibroblastos), resultando assim na característica de um tecido mais resistente ao se comparar com as outras classificações de tecido conjuntivo. São encontrados em tendões, responsáveis pelo ligamento dos ossos e músculos, em ligamentos e formando uma cápsula para alguns órgãos. 

Lâmina de Tendão. Coloração H&E.
Fonte: https://mol.icb.usp.br/index.php/4-36-tecido-conjuntivo/


Lâmina de TESTÍCULO. Coloração H&E.
Fonte: https://mol.icb.usp.br/index.php/4-35-tecido-conjuntivo/





terça-feira, 1 de junho de 2021

Glândula endócrina Cordonal e Folicular

 Glândula Endócrina Cordonal

As células se organizam em cordões e são envolvidos por muitos capilares que recebem o produto da secreção.

                                                               Lâmina do PÂNCREAS. Coloração H&E
Fonte: https://mol.icb.usp.br/index.php/14-16-glandulas-endocrinas/


Glândula Endócrina Folicular

As células formam um epitélio simples que pode ser pavimentoso, cúbico ou colunar, e se organiza em formato de esferas (folículos)

         Lâmina da Bexiga. Coloração H&E.
Fonte: https://editora.pucrs.br/edipucrs/acessolivre/livros/atlas-de-histologia/glandulas-endocrinas.html