segunda-feira, 24 de maio de 2021

Tecidos Epiteliais II e Tecido Glândular

Epitélio de Transição

No Epitélio de Transição ocorre a alteração da textura e espaçamento das células de acordo a necessidade do órgão.

Por exemplo: A bexiga se dilata quando cheia e se contrai quando vazia.

                       Lâmina de BEXIGA. Coloração H&E.


Epitélio Pseudoestratificado

O epitélio pseudoestratificado se caracteriza pela predominância de uma camada de células de diferentes alturas, dessa forma os núcleos se encontram em posições diferentes uns dos outros. Todas as células se encontram ligadas a membrana basal e esse tecido pode ser encontrado em alguns locais como: na uretra masculina, no epidídimo, grandes ductos secretores das glândulas e no sistema respiratório (traqueia, brônquios e cavidade nasal). Normalmente esse epitélio é revestido por cílios e exerce a função de proteção, secreção e transporte mediado por cílios.



Lâmina de TRAQUEIA. Coloração H&E.



Especializações da Superfície Celular (Cílios, Flagelos e Microvilosidades)


Microvilosidades (ou microvilos)


Os microvilos são invaginações da superfície apical da célula que aumentam a superfície de absorção. Eles medem 50 a 100 nm de diâmetro e 1 a 3m de comprimento. Pequenos microvilos são encontrados na superfície da maioria das células, mas são mais desenvolvidos nas células absortivas, como as dos túbulos renais e as do intestino delgado, onde são digitiformes e possuem filamentos de actina que lhe dão sustentação. Nas células que exercem intensa absorção por sua superfície apical o glicocálice é mais espesso e o conjunto formado por glicocálice e microvilos é visto facilmente ao microscópio de luz, sendo chamado de borda em escova ou borda estriada.

        Lâmina do REVESTIMENTO INTERNO DO INTESTINO. Coloração H&E.


Eletromicrografia do TECIDO EPITELIAL DO INTESTINO.



Cílios

São projeções da superfície apical da célula maiores que os microvilos: cerca de 250 nm de diâmetro e 5 a 10m de comprimento. Possuem axonema consistido de nove pares periféricos e em um par central de microtúbulos, formando uma estrutura denominada 9+2, o que permite o seu movimento, fazendo com que o material na superfície das células seja transportado, como ocorre na traqueia.

                                       Lâmina do REVESTIMENTO DA TRAQUEIA. Coloração H&E.


  Eletromicrografia do CORTE TRANSVERSAL DOS CÍLIOS.
  O padrão 9 + 2 (um par central e nove pares periféricos) é muito evidente.


Flagelo

Possui estrutura semelhante à do cílio, mas é mais longo (cerca de 55 m) e único na célula. Ocorre no espermatozóide, sendo responsável pela sua motilidade.


                         
                         
  Fotomicrografia de ESPERMATOZOIDE HUMANO.



Glândula Exócrina com Ducto Excretor e Porção Secretora


As glândulas são formadas a partir de epitélios de revestimento. As glândulas exócrinas possuem função de secretar para regiões externas ao corpo diferentes tipos de substâncias, como por exemplo, bile, saliva, sebo, suor, etc. Esse tipo de glândula possui sempre duas regiões distintas: uma porção secretora (que é a responsável por sintetizar os diferentes tipos de substância) e o ducto excretor (responsável por transportar as substâncias eliminadas pelas células da porção secretora).


Lâmina de GLÂNDULA MAMÁRIA. Coloração H&E.


FONTES:

https://www.google.com/search?q=epit%C3%A9lio+de+transi%C3%A7%C3%A3o&tbm=isch&chips=q:epit%C3%A9lio+de+transi%C3%A7%C3%A3o,g_1:desenho:uvqwI8uj3ro%3D&client=ms-android-asus-tpin&prmd=inv&hl=pt-BR&sa=X&ved=2ahUKEwir8vKutNvwAhUFRlMKHUE1AScQ4lYoAnoECAEQCA&biw=360&bih=631#imgrc=ut6jyyOw-rrBHM

https://editora.pucrs.br/edipucrs/acessolivre/livros/atlas-de-histologia/tecido-epitelial-estratificado.html#transicao

https://variosexemplos.blogspot.com/2019/04/exemplo-de-tecido-epitelial-de.html?m=1

https://mol.icb.usp.br/index.php/2-28-tecido-epitelial-de-revestimento/

JUNQUEIRA, J. L.; CARNEIRO, J. Histologia básica: texto e atlas. 12ª ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2013.

http://lucindamorais.blogspot.com/p/membrana-plasmatica-estrutura-e-funcao.html

http://fmv.ulusofona.pt/wp-content/uploads/sites/46/2015/07/citologia-histologia-veterinaria-i.pdf

https://app.planejativo.com/q/15064/biologia-2/tecido-hematopoietico

https://www.ufrgs.br/atlasbiocel/pdfs/12Repr.pdf

https://wp.ufpel.edu.br/histologiaguiapratico/files/2018/11/Histologia.Sistemas_peq.pdf

quinta-feira, 20 de maio de 2021

Tecidos Epiteliais

 Junções intercelulares

As junções intercelulares é o que mantém as células unidas, elas podem ter a função de vedação e impermeabilidade, impedindo que substâncias indesejadas atravessem o tecido, essas são as chamadas Junções de oclusão. Já as junções aderente e desmossomo possuem a função de adesão, que é o que realmente une essas células e as junções GAP ou junções comunicantes que tem como função fazer a comunicação entre as células vizinhas.



Epitélio simples cúbico

O epitélio cúbico simples apresenta uma única camada de células que apresentam altura e largura semelhantes (parecem quadradas). Os núcleos celulares, normalmente, são esféricos.

Esse tecido apresenta funções excretoras, secretoras, além de absorventes, e é encontrado no revestimento externo do ovário, nos túbulos renais, nos ductos secretores (das glândulas salivares e do pâncreas) e nos folículos tireoidianos.


Lâmina de RIM; Coloração H&E                                                                        


Epitélio simples pavimentoso

O epitélio simples pavimentoso é caracterizado pela presença de células achatadas com núcleos salientes e centrais, apresentam uma única camada e permitem a passagem de substâncias. São encontrados em locais que não requerem tanto da proteção mecânica. Possuem como função principal o transporte ativo de pinocitose; secreção (endotélio), além disso facilita a movimentação das vísceras (mesotélio). Alguns locais que predominam essa estrutura são: alça de Henle, alvéolos pulmonares, revestimento dos vasos sanguíneos (endotélio), membranas serosas (mesotélio): pleura, peritônio e pericárdio.


Lâmina de RIM; coloração H&E                                                                            


Epitélio simples prismático

Também chamado de epitélio simples cilíndrico, é composto por apenas uma camada de células altas com núcleos elípticos e alongados. Como no intestino delgado.



Lâmina de INTESTINO DELGADO (JEJUNO); coloração H&E                                     



Epitélio estratificado cúbico

O epitélio estratificado cúbico e o epitélio estratificado colunar são geralmente regiões de transição entre o epitélio simples cúbico ou colunar e o epitélio estratificado pavimentoso. Eles são mais adequados para resistir a desgastes do que os epitélios simples. O epitélio estratificado cúbico é encontrado em curtos trechos de ductos excretores das glândulas, por exemplo no ducto secretor da glândula sudorípara.

                                            Lâmina de GLÂNDULA SUDORÍPARA MERÓCRINA



Epitélio estratificado pavimentoso não queratinizado

No epitélio estratificado pavimentoso, as células variam na sua forma conforme a sua localização. A camada basal possui um grande número de células, resultante da divisão mitótica, o que faz com que as pressões nas superfícies laterais sejam maiores e as células sejam colunares. Quando as células vão para as camadas superiores, as pressões são igualmente exercidas sobre elas, e a forma é poliédrica. Por estarem afastadas da fonte de nutrição, que consiste nos vasos sanguíneos do tecido conjuntivo subjacente, as células das camadas superficiais são achatadas e relativamente inertes do ponto de vista metabólico.


Lâmina de ESÔFAGO; coloração H&E                                                                               


Epitélio estratificado pavimentoso queratinizado

O Epitélio estratificado pavimentoso em regiões abrasivas, de maior contato mecânico, possui uma camada de queratina, com função de trazer uma maior proteção para essas áreas mais expostas. Sendo assim o Epitélio passa a ser classificado como Epitélio estratificado pavimentoso queratinizado.


Epiderme. Coloração: H&E                                                                                                       


Fontes:

JUNQUEIRA, L. C; CARNEIRO, J. Histologia Básica: texto e atlas. 12.ed. Rio de Janeiro - Guanabara Koogan, 2013.

https://www.odontologistas.com.br/odontologistas/histologia-basica/ http://www.uel.br/ccb/histologia/portal/pages/arquivos/Atlas%20Digital%20de%20Histologia%20Basica.pdf https://editora.pucrs.br/edipucrs/acessolivre/livros/atlas-de-histologia/tecido-epitelial-simples.html https://slideplayer.com.br/slide/294321/ https://editora.pucrs.br/edipucrs/acessolivre/livros/atlas-de-histologia/tecido-epitelial-simples.html https://editora.pucrs.br/edipucrs/acessolivre/livros/atlas-de-histologia/tecido-epitelial-estratificado.html https://www.blogdovestibular.com/questoes/questao-comentada-pism-tecidos-revestimento.html https://mol.icb.usp.br/index.php/2-23-tecido-epitelial-de-revestimento-2/